segunda-feira, 30 de março de 2009

Novas descobertas com a tecnologia!


Enfeite-se com margaridas e ternuras
E escove a alma com flores
Com leves fricções de esperança
De alma escovada e coração acelerado
Saia do quintal de si mesmo
E descubra o próprio jardim

Carlos Drummond de Andrade

Vivemos em tempos modernos, na era "high tech". Esta tecnologia nos proporciona muito conforto e praticidade no nosso dia-a-dia. Contudo ainda existe muita dificuldade para aplicar esta modernidade na escola,nas aulas dadas.
Acompanhar o ritmo de mudanças dos softwares, aplicativos, é um desafio, mas precisamos, como professores e profesoras, buscar estas atualizações para mudar um pouco a "cara" da escola.
Trabalhar com os alunos por meio de projetos de pesquisa com os computadores é algo desafiador e muito motivador para eles. Os alunos mais desinteressados não ficam apáticos nas ocasiões que estão trabalhando na sala de informática, e na maioria das vezes são os que dominam mais a máquina.
Para nós, professores, pode ser um momento de construir relações, de aprender com eles, já que eles têm tanto conhecimento de sites, softwares, etc.
É um momento de sair do previsível, do que estamos acostumados a dar, a ensinar, mas estar abertos a aprender... e como aprendemos!
É um momento de plantar novas flores neste jardim chamado educação, que conhecemos tanto, mas que renovamos pouco. Plantar novas cores, novos desafios para nós mesmos enquanto professores.
E o mais gratificante é poder, ao final do ano, do processo, poder olhar para trás e notar que as sementes plantadas nasceram e se misturaram com as outras, pois pudemos ensinar, mas também aprender.

2 comentários:

  1. Elizandra e Gi!!!

    Meu Deus!!! Que texto mais lindo e emocionante!!!

    É isso mesmo a educação, a vida podem ser eficientes e leves como plumas que flutuam no ar
    constantemente a desbrochar...
    Beijos,
    Cidinha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei
    Vocês são ótimas.
    Miriam Benedita

    ResponderExcluir