quarta-feira, 29 de abril de 2009

O micro no macro Unicamp

O micro no macro Unicamp
A Unicamp é um espaço grande, com muitos metros quadrados, pessoas, carros, ônibus, placas de trânsito, livros, muitos livros. Este espaço também abriga a beleza dos detalhes, do pequeno. Basta mudar o olhar, esquecer o macro e focar o micro. As portas e janelas estão abertas à nossa espera. À espera de um olhar para baixo, para o pequeno, para o imperceptível. Assim, uma nova vida espalhada, escondida no chão que caminhamos se torna perceptível.
Mude o foco. Olhe o micro.
Apreciemos a beleza das árvores. Mesmo sendo altas e frondosas, as árvores se tornam pequenas diante deste espaço tão grande chamado Unicamp. A correria, a pressa, não nos faz perceber sua beleza, sua fortaleza. Troncos tão grandes, outros mais finos, sustentam e alimentam galhos, folhas, flores, frutos. Resistem ao tempo, aos anos. Resistem ao tempo, ao frio, ao sol, a chuva, ao vento. Emprestam seus galhos aos pássaros, às formigas, aos diversos insetos que sobem e descem por seus galhos, troncos, transformando-se em caminhos. São generosas, nos convidando a descansar, a relaxar, oferecendo sua sombra, sua paz, sua tranqüilidade.
Mude o foco. Olhe o micro.
Apreciemos a dança das folhas nas copas das árvores, estão entrelaçadas, unidas, em uma sincronia linda, dançando ao som do vento. Bonito de se ver, de se admirar. Fica ainda mais belo com as cores do azul do céu e com o branco das nuvens. E o sol empresta seu calor, seu brilho, servindo de holofote para este espetáculo.
E a beleza continua ao nosso redor. Basta mudar o foco, o olhar.
Mude o foco. Olhe o micro.
Apreciemos a beleza das flores. Donas de uma fragilidade ímpar, as cores das flores, misturadas ao verde das árvores, alegram o nosso olhar. São pequenas, são flores, são cores diferentes que compõe este cenário tão grande, tão diverso. Ainda que caídas ao chão, sem vida, dão vida, dão cor ao chão batido, pisado, duro, com suas cores misturadas às folhas secas.
Assim , como que satisfeitos com tanta perfeição e beleza, dançam os pássaros e as borboletas no céu, coroando e enriquecendo este espetáculo lindo da natureza.
E olhando o micro, mudamos o foco e passamos a apreciar, a valorizar o que está à nossa frente, em nosso caminho, e que antes não víamos.
Mudando o foco, focalizamos o micro, e percebemos a beleza da vida.

Um comentário:

  1. As fotos estão de uma beleza que impressiona para quem se inicia nas artes da captura de imagens! Mas, o olhar... Ah! esse antecede em muito o manejo da câmara. Ou, como diz, Roland Barthes, é a partir do olhar que o ser humano se transforma em "Câmara Clara". O texto, pensamento em palavras, elaborado em sintonia com as imagens nos faz querer ler sempre mais... de tão bonito que é.
    Vocês me encantam...
    Muito obrigada pela alegria que sinto ao ver o produto de trabalho realizado por vocês.
    Beijos.
    Fátima.

    ResponderExcluir